domingo, 22 de maio de 2011

VODUNS: AGASSU

Agassu, Agassou - Herói mítico fundador da linhagem dos kpòvĭ (filhos do leopardo). Teria sido gerado pela princesa Alìgbonon, filha do rei da cidade Adjá de Tadô ou Sadô, às margens do Rio Mono, no atual Togo, depois de um encontro com um leopardo. Seu nome significa "bastardo".

domingo, 15 de maio de 2011

VODUNS: AYZAN

Ayizan, cujo nome significa "A esteira da terra" é um vodun feminino dos mais importantes na cosmologia fon. Ela é considerada a dona dos mercados e dos espaços públicos, onde as pessoas se encontram e interagem. Para alguns, ela é considerada a primeira divindade cultuada pelo primeiro ancestral.

domingo, 8 de maio de 2011

OBEAH

É uma forma de religião ou culto de ancestrais africanos que tem raízes em comum como o candomblé do Brasil, com a santeria de Cuba e com o vudu do Haiti. Também é associada à igreja Batista espiritual. No patois local, Obeah Mon ou Obeah Man significa "pai dos santos".

É uma mistura de rituais e práticas tradicionais da África ocidental com crenças

domingo, 1 de maio de 2011

AGUÊ

Vodun que representa a terra firme e o deserto na mitologia fon, filho ou irmão mais novo de Mawu e Lissá, e se enamorou da Mawu, e gerou filhos com ela (dizem que Aguê a violou). Ele não tem culto individualizado nem vodunsis. É cultuado no hunkpame de Mawu-Lissá e seu altar é um montículo de barro entre os dos dois.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agu%C3%AA

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...