sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PRINCÍPIOS E CRENÇAS DA BRUXARIA


É muito complicado falar em um só texto sobre os princípios e as crenças da Bruxaria, pois esta não é unificada e um texto assim poderia passar uma visão eclética demais a respeito. Porém, tentaremos aqui colocar os principais pontos em comum às crenças das bruxas e dos bruxos.

É um ofício que utiliza a magia natural
Existem diversas vertentes que se utilizam da magia, mas a Bruxaria caracteriza-se principalmente pelo uso da magia da natureza para atingir fins específicos.

A Bruxaria possui inúmeras vertentes
Muitas. Tanto que não dá para ter todas em um só lugar. Ao longo de toda a história da humanidade, em todos os lugares, épocas e culturas, temos Bruxaria. Cabe nesta definição o lembrete de que Wicca não é sinônimo de Bruxaria – apenas mais uma de suas ramificações.


Bruxas(os) também são feiticeiras(os)
Um(a) feiticeiro(a) é uma pessoa que faz feitiços, não importa de qual vertente. As bruxas e bruxos também são feiticeiros, por fazerem feitiços.

Bruxas(os) podem praticar sozinhas(os) ou em grupo
De clãs a tribos e covens, a Bruxaria possui uma variedade imensa de práticas. Da mesma forma que existem os grupos, sempre existirão os praticantes solitários.

Bruxas e bruxos são pagãos em sua maioria, mas não necessariamente
Ser pagão é ver a natureza como sagrada. Desta forma, quando dizemos que as bruxas e bruxos são pagãos, isso significa que a divindade deles está na natureza, é imanente. Celebramos as mudanças das estações porque sabemos a importância de tais ciclos, e os reverenciamos pela vida e pela morte. O fato de as bruxas e bruxos serem pagãos significa que trabalhar com a magia da natureza é muito além de fazer feitiços, mas também uma verdadeira forma de religiosidade como qualquer outra. Nem todos os bruxos e bruxas, no entanto, são pagãos, no sentido de celebrarem a natureza como o divino. Há bruxos(as) que praticam magia natural mas são católicos, por exemplo.

Conhecimento da lei do retorno
“Tudo o que fazemos volta para a gente, não importa se é bom ou ruim”. Portanto, nada é “proibido” a quem estuda e pratica a Bruxaria, porém, toda pessoa tem consciência de que o que ela fizer voltará para ela. Cabe a cada um ter responsabilidades pelos seus atos. Isso na verdade é um dos princípios mágicos mais importantes e deve ser reconhecido por qualquer um que pretenda praticar magia.

Bruxas e bruxos não são necessariamente politeístas
O próprio fato de ser pagão já denota isso, pois vemos o sagrado em todas as coisas. Portanto, é comum a crença em vários deuses, pois a natureza em si é tão diversificada. Deusas da lua, deuses do vento, do sol etc. Em cada cultura, os deuses têm suas lendas e características. Você pode se identificar mais com uma cultura do que com outra, ou pode acabar cultuando os deuses de uma forma geral, a partir de seus atributos. No entanto, wiccans, por exemplo, cultuam dois deuses (um casal divino), e outros bruxos e bruxas podem cultuar somente uma divindade. A variação é tremenda.


Bruxas e bruxos utilizam métodos de adivinhação
Dos mais variados. Tarô, runas, meditação, scrying, cafeomancia, quiromancia… Existem diversos, mas todos os bruxos e bruxas praticam pelo menos um deles.

A Bruxaria é uma escola de mistérios
Praticamente a primeira e última do Ocidente, e deve ser encarada como tal, sem neuras.

A necromancia faz parte da Bruxaria
Todos os praticantes de Bruxaria prestam culto aos mortos e antepassados, de um jeito ou de outro.

Toda forma de Bruxaria é iniciática
Na Wicca tradicional, o neófito deve ser iniciado por outro bruxo, preferencialmente dentro de um coven, de modo que receba os mistérios daquela determinada tradição. Na Wicca moderna, o neófito pode ser iniciado assim ou solitariamente (no chamado ritual de “autoiniciação”). Na Bruxaria, tanto um bruxo pode iniciar o outro, quanto ele pode ser iniciado em um grupo, por uma divindade ou sozinho, mas toda forma de Bruxaria reconhece a importância das iniciações para transformação pessoal.


Bruxos e bruxas trabalham com tradições
Qualquer conhecimento passado adiante é uma forma de tradição, não a importa a idade do mesmo. No entanto, nenhum bruxo ou bruxa ignora conhecimentos antigos com um ar prepotente, acreditando que o que descobriu espontaneamente, sem bagagem mágica, é mais apropriado. Geralmente as novas tradições surgem depois que o bruxo ou bruxa já conhecem bem o conhecimento antigo.

Sacrifícios de sangue não são regra, mas existem
Certamente com mais respeito ao animal que o matadouro que entrega o bife embalado no supermercado. Os wiccans cultuam um deus cornudo da caça. Quando sacrifícios animais são feitos, todo o animal é aproveitado e o ato é rápido e indolor. No entanto, de forma alguma tais sacrifícios são regra e muitos bruxos e bruxas jamais realizaram. Não existe conhecimento de sacrifícios humanos na Bruxaria.


Bruxas e bruxos nunca fazem proselitismo
O que é bem diferente de vir a público esclarecer algumas questões. No entanto, distribuir folhetinhos, parar pessoas na rua e tentar convertar quem não está nem um pouco interessado decididamente não tem nada a ver com os costumes das(os) bruxas(os).

Bruxas e bruxos são pessoas responsáveis pelos seus atos
Praticar Bruxaria é saber o que precisa ser feito, saber como fazer e simplesmente fazer. Bruxos(as) são donos da sua própria vida.

http://bruxaria.net/2004/09/09/principios-e-crencas-gerais-da-bruxaria/
LUA AZUL

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...