sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PRATICANDO A BRUXARIA

Aprendendo a arte da bruxaria
Os bruxos podem praticar sua arte em grupos, chamados de covens ou por conta própria como solitários. Os novos membros são recepcionados nos covens com uma cerimônia formal de iniciação. Na tradição gardneriana, há três fases de aprendizagem, cada uma dura um ano e um dia. Os covens geralmente têm suas próprias regras, procedimentos e nomes para essas fases, mas tendem a cair nas seguintes categorias:
estudante/bruxo
praticante/sacerdote
instrutor/sumo sacerdote
Quando um novo membro completa todas as fases, ele é um bruxo totalmente maduro com o poder de realizar e participar em rituais formais.
Na seção a seguir, explicaremos os fundamentos dos rituais wiccanos. Mas antes de adentramos nisso, vamos dar uma olhada em algumas das diversas ferramentas do ramo dos bruxos.

FERREMENTAS MÁGICAS
ACESSÓRIOS PARA BRUXOS

Livro das Sombras
O Livro das Sombras é essencialmente o manual do bruxo. Ele contém todas as informações sobre rituais e feitiços de um bruxo (ou coven) em particular. É o registro escrito de tudo que os bruxos nesse coven precisam saber, como descrições e explicações de todos os sabás.

Caldeirão
O caldeirão é uma parte necessária da parafernália dos bruxos. Embora os caldeirões fossem parte de quase todas as casas muitos anos atrás, hoje são raramente vistos exceto no Halloween ou como decoração de jardim. Mas os caldeirões com poderes mágicos remontam ao mito da Deusa Celta Cerridwen, cujo caldeirão representou o ciclo de nascimento, renovação, renascimento e transformação. As bruxas de hoje geralmente acendem pequenas fogueiras ou incenso em seus caldeirões. O caldeirão também pode representar o útero durante o Grande Rito, que lembra a união do deus e da deusa, da qual a nova vida surge


Athame (faca)
Uma faca não é uma das peças do bruxo tradicional que você pode obter na loja de fantasias, mas o athame é uma parte importante de muitos rituais. Ela é uma faca de duplo gume com uma lâmina de cerca de 15cm de comprimento. Não é afiada - ela é usada para marcar as bordas do círculo e misturar o sal e a água que são usados para consagrar (ou tornar sagrado) o círculo. Algumas vezes também é usado para entalhar símbolos ou palavras em velas. O proprietário do athame marca o cabo ou a lâmina com seu nome mágico e o guarda em um recipiente ou tecido branco. O athame também é usado no Grande Rito (falaremos do Grande Rito adiante) como um símbolo fálico, representando uma metade da união do deus e da deusa dos quais uma nova vida surge.


Sino
Alguns bruxos usam um sino durante os rituais, mas não é oficial ou necessário o uso de um. Alguns exemplos de quando um sino deve ser soado é quando o círculo é aberto ou fechado, para invocar o deus ou a deusa ou simplesmente para significar quando certas fases do ritual estão terminando ou começando.

Vassoura
Elas são usadas para purificar uma área de energias persistentes (similar ao uso da salva abaixo) antes de "lançar um círculo". Os círculos são lançados antes de qualquer ritual.

Boline (faca)
O boline é outra faca usada nos ritos wiccanos. Em contraste com o athame, o boline é muito afiado e é normalmente feito de cobre. Seu único uso é para cortar ervas.

Velas
Quando um círculo é lançado para um ritual, há quatro quadrantes que representam o norte, sul, leste e oeste. Velas de quadrante de cores específicas são usadas: o norte é verde (terra), o sul é vermelho (fogo), o leste é amarelo (ar) e o oeste é azul (água). As velas são colocadas no perímetro do círculo. Também há três velas usadas no altar - a cor dessas velas representa o ritual sendo realizado.

Cálice
Um cálice é usado em cerimônias para representar o princípio feminino da água. O cálice também pode ser usado em lugar do caldeirão na realização do Grande Rito, bem como em um rito "Bolo e Cerveja" em que um copo de vinho é abençoado pelo Sumo Sacerdote e passado de membro a membro no círculo.

Vestuário
O vestuário é opcional para a maioria dos rituais, embora a maioria dos covens exija que todos estejam de acordo em ficar vestidos de céu (nus) diante dos outros. Caso contrário, os bruxos usam robes longos, encapuzados de cores variadas, normalmente escuras.

Paton
O paton de um altar é um prato (ou disco) de metal ou madeira com o desenho de um pentagrama. É usado no altar para apoiar as ferramentas necessárias para a cerimônia e agir como um ponto focal.

Pentáculo/Pentagrama
O pentáculo é uma estrela de cinco pontas (um pentagrama) dentro de um círculo. O pentáculo "em pé" ou pentagrama (uma ponta para cima, duas pontas para baixo) é um símbolo amplamente conhecido da bruxaria. Os pontos representam a terra, o fogo, a água, o ar e o espírito. O círculo representa o deus e a deusa que permitem que a energia do pentagrama seja focalizada. É o simbolismo da idéia de reunir o espírito e a terra.

Sálvia
Antes de um ritual, a área dever ser purificada. A sálvia é usada freqüentemente (como uma vassoura, acima) para limpar a área de energias indesejadas. Quando queimada, a sálvia cria uma fumaça densa e acinzentada.

Recipiente de sal
Outro agente purificador é o sal. O sal normalmente está em uma concha ou prato de vidro. O sal é misturado com água para representar os elementos terra e água para consagrar o círculo.

Cajado
Os bruxos podem usar um cajado como usariam uma varinha. O cajado normalmente é da altura do ombro.

Espada
Alguns bruxos decidem usar uma espada em vez de um athame para marcar os limites do círculo.

Incensório
O incenso representa o elemento do ar. Quando queimado, também representa o fogo, ambos usados para purificar a área ou as ferramentas sendo usadas. O incensório geralmente é um pequeno caldeirão de metal ou qualquer outro material resistente ao fogo.

Varinha
Muitos bruxos usam varinhas. As varinhas representam o fogo e a força vital do bruxo. É um símbolo de poder, sabedoria e cura. A varinha, como a espada, cajado e athame, pode ser usada para lançar o círculo. Também pode ser usada para direcionar a energia durante um feitiço.

Recipiente de água
O recipiente de água usado na consagração do círculo pode ser qualquer tipo de recipiente desde que seja grande o suficiente para suportar três pitadas de sal e ser misturado com o athame. A água é outro agente de purificação.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/bruxaria3.htm

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...