sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PLANEJANDO O RITUAL PARA SEUS FEITIÇOS

Vale lembrar que este é um modelo padrão, que você pode seguir ou não. Fique à vontade para tornar o ritual o mais apropriado possível ao que você pode fazer.


1. O objetivo do ritual
Você deve ter bem claro qual o objetivo do ritual, pois sem isso seu ritual será praticamente inútil e apenas desperdício de energia. Isto é muito importante pois é a partir da meta de seu ritual que você poderá delimitar todas as ações que serão realizadas.

2. A escolha das divindades
Se você costuma trabalhar com um panteão específico, possivelmente já tem uma idéia de quais deuses chamará a este ritual, de acordo com o seu objetivo. Se você trabalha com vários panteões, o procedimento deve ser o mesmo. Se você não trabalha com nenhum, pode simplesmente invocar a Deusa e o Deus, de forma genérica. Uma dica importante: procure não misturar panteões em seus rituais.

3. Correspondências
Elabore todas as outras correspondências do ritual. Que tipo de incenso você vai usar, quais ervas, cores das velas, fase da Lua, dia da semana, horário do dia etc. Tudo isso você deve fazer analisando as correspondências e adequando-as ao seu objetivo.

4. Rascunho do ritual
Faça um esboço de todo o seu ritual, desde o momento em que você lança o círculo até o momento em que o ritual se encerra. Se você não sabe como fazer isso, use este guia.

5. Arrumação do altar
Arrume o seu altar de acordo com a ocasião, no local onde realizará o seu ritual. Coloque todos os utensílios necessários, enfeite com plantas (se achar necessário), mas procure manter tudo bastante simples. Não se esqueça de trazer itens extremamente necessários ao ritual, como fósforos e tudo o mais que você possa precisar.

6. Ação mágica
Se você estiver realizando um feitiço, este é o momento de executá-lo. Vale o mesmo para meditações, consagrações, leitura de oráculos etc. Depende da ação mágica que realizará.

7. Aterramento
Depois de enviar o poder, é muito importante aterrar a energia para que não lhe afete internamente. Você pode ficar nervoso, irritado, tudo por conseqüência de um não-aterramento. Por isso, quando enviar o poder, deite-se no chão com a barriga e palmas das mãos e dos pés para baixo e sinta toda a sua energia voltando para a Terra, que lhe envia novas energias também.

8. Encerramento
Agora você pode encerrar o ritual agradecendo. Na maioria das vezes, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim (a não ser que o seu feitiço peça outro fim com as velas, como jogar em água corrente ou enterrá-las).

COMO MONTAR SEU ALTAR
Escolha uma mesa, banco, cômoda ou uma prateleira que não seja de fácil acesso ou que, ao menos, você acredita que ninguém irá mexer. Também não escolha um lugar perto de algo que represente perigo de incêndio (cortinas, por exemplo).

O que você deve ter em seu altar: o que você quiser. Só você pode saber quais suas crenças e o que as representa melhor. No entanto, seguem algumas sugestões:

uma vela branca, neutra, de preferência aquela grandona de sete dias. você pode utilizar uma vela de qualquer outra cor, se preferir. wiccans podem querer usar uma vela para representar o sagrado feminino e outra para o sagrado masculino.
a representação de uma divindade que você celebre. pode ser uma imagem, uma estátua ou simples desenho seu. wiccans podem usar uma imagem que represente o casal divino.
uma representação para cada elemento, se for de seu agrado. exemplo: um cálice (água), um incenso (ar), um bastão (fogo) e um pentáculo (terra). faça suas escolhas pessoais.
seus instrumentos rituais adicionais, como o livro, anotações, facas etc.
Deixe perto uma caixa de fósforos, para ter sempre à mão uma maneira de acender as velas. Outras ferramentas de uso prático que você pode querer deixar ali são pedaços de papel, pregos, um pequeno recipiente para queimar os pepéis etc.

O importante é deixar o centro do altar livre para quando for praticar seus rituais.

Use castiçais de metal ou qualquer outro material que seja seguro para você deixar velas queimando até o fim.

Este é um modelo de altar básico que você poderá utilizar em qualquer ocasião, independente da sua vertente. Você pode querer adicionar outros instrumentos ou acessórios com o passar do tempo, mas o básico está acima.

Sempre que for fazer algum ritual, acenda sempre em primeiro lugar as velas do altar, a seguir o incenso e por último a(s) vela(s) do ritual. Quando for apagar tudo, faça-o na ordem inversa. O incenso você pode deixar queimando até o fim, pois ele é rápido (especialmente os incensos de varetinhas).

O CÍRCULO MÁGICO
Os rituais pagãos sempre foram realizados na Natureza, a morada sagrada dos deuses e a sua representação. Geralmente, aconteciam em círculos de pedras, lugares de grande magnetismo e poder.

O fato é que os antigos povos celtas acreditavam demais na natureza cíclica das coisas e o círculo acabou se tornando um símbolo sagrado não só para eles, mas em quase todos os povos. Realizar rituais dentro de um círculo de poder nos remete a essa teoria e é uma forma de sacralizarmos o espaço onde realizaremos o nosso ritual.

O círculo marca o início de um ritual. Geralmente ele é lançado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso athame ou bastão. Em seguida evocamos os espíritos dos elementos, assim como fazemos invocações aos deuses.


Além disso, o círculo é tido como a melhor maneira de preservar e conter a energia criada durante o decorrer de um ritual e elevá-la no cone de poder.

Como criar um círculo?
A forma como você vai lançar o seu círculo mágico é bastante pessoal e deve ter significado para você. Por mais que algumas diretrizes ajudem (e devam ser seguidas), você deve não só entendê-las, mas sentí-las dentro de si, senão de nada adiantará a sua ação.

Apresentamos aqui um modelo para a criação do círculo, o que não deve de maneira alguma ser encarado como a única e verdadeira maneira de traçar o círculo, pois isso não existe. É claro que quando você faz parte de uma determinada tradição, já existe a maneira pela qual eles lançam o círculo. No entanto, se você é um praticante solitário e não tem acesso a tradições, você pode dar uma olhada nesse modelo e aproveitar algo dele.

Para fazer o círculo magico são necessárias pedras para traçar um circulo no chão ou seria apenas um círculo imaginário?
Depende. Na prática solitária, cada um tem o seu jeito de lançar o círculo. Se você gosta de pedras e gostaria de usá-las para delimitar o espaço, então use-as. Se você acredita não precisar de delimitações e gostaria apenas de imaginar o círculo ao seu redor, também pode. Tem que ver o que você considera mais relevante em sua prática pessoal.

http://bruxaria.net/2009/01/04/como-planejar-um-ritual/

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...