quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AS BONECAS USADAS NO VODU

Luiz A. Wormhoudt

O Vodu é uma religião oriunda da África, da região dos Yorubás e chegou ao Haiti, levado por escravos, em 1571.  É uma religião politeísta e seus deuses são chamados "AS LOAS", no feminino. Como no monoteísmo, existe uma entidade suprema e todos os demais deuses estão abaixo dela, mas nunca se reza ou se pede alguma graça a essa entidade suprema, pois ela está além de nossa capacidade humana e certamente não dispõe de tempo a perder com as atividades dos mortais. O contato com o divino é feito através das loas. Muitos foram humanos e elevados a um nível superior para servirem a determinados propósitos. Em função de sua origem humana eles têm emoções e necessidades e precisam ser mimados como crianças para estarem quietos e felizes.
Como a maioria das religiões ancestrais, suas crenças eram fundamentalmente animistas, cultuando as entidades representativas das forças da natureza, os espíritos dos mortos e alguns animais e plantas. Por isso foi considerada uma manifestação pagã, e o voduismo se tornou proibido.
Sem outra opção, uma parte dos seguidores do Vodu, os da chamada parte branca, se fizeram "cristãos  e por traz das imagens do cristianismo, faziam oferendas às suas Loas (Deuses).
Os da chamada parte negra do Vodu (correspondente à Quimbanda no Candomblé), foram perseguidos e tiveram que se manter escondidos, com cerimônias secretas e com sua cultura religiosa sendo passada de pai para filho.
Vodu é uma corruptela da palavra "Vaudoux", dada a um deus serpente com poderes de oráculo.
A maioria dos termos Vodu é em "Criolo", do idioma Haitiano, que combina o francês com o espanhol e o africano.
Atualmente já existem algumas influencias do "Patois", que é o criolo de Nova Orleans


As Bonecas Vudu


As bonecas Vodu variam de acordo com a tribo que as confecciona. Não possuem um tamanho específico e podem ser feitas de diversos materiais, como: tecido, cera, madeira, argila, etc. São construídas com um propósito determinado e precisam de um testemunho do que representam.

Abaixo algumas bonecas de trabalho e de proteção:

bonecafertilidade

Este tipo de boneca, com roupas longas e festivas, é utilizada para trabalhar os problemas de fertilidade da mulher ou para induzir no casal o desejo de terem filhos.


bonecoancestral

Boneca utilizada para evocação de proteção ancestral.


bonecareiki

Esta boneca mostra o trabalho do Vudu utilizando-se de outras técnicas de cura. Esta é uma boneca preparada para trabalhar com Reiki.


bonecapromiscuidade

Boneca utilizada para aquietar mulheres muito rebeldes ou promíscuas.


bonecodominio

Este boneco é utilizado para as mulheres terem o domínio sobre o homem ou para aquietar homens rebeldes ou promíscuos.


bonecaentidade

Boneca representativa de entidades, utilizada para proteção e para evocações diversas.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...